Avançando no tema religião, passamos pelo cristianismo e hoje nosso texto aborda a segunda religião com mais adeptos do mundo:
2º Islamismo – 1,6 bilhão
A religião foi criada por Maomé, nascido em Meca, no ano 570. Aos 40 anos, começou sua pregação na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único. Conquistou muitos adeptos e, a partir do Oriente Médio, a religião se espalhou para outros continentes, chegando até mesmo a Europa.
.
O muçulmano é o seguidor da fé islâmica, também chamado por alguns de islamita. Em árabe, Islã significa “rendição” ou “submissão” e se refere à obrigação do muçulmano de seguir a vontade de Deus. O Livro sagrado da religião é o Alcorão.
É uma religião monoteísta, a aceitação de um Deus único é idêntica à de judeus e cristãos. Alá é a palavra árabe para “Deus” e os locais de orações dos muçulmanos são as belíssimas mesquitas.
.
Segundo alguns estudos, em 2050 a religião pode se tornar a maior do mundo em adeptos, pois cresce em um ritmo maior que o cristianismo.
Os 5 pilares do Islã
Existe, dentro da fé islâmica, 5 pilares que todo muçulmano deve cumprir como obrigação:
1- Sahada: Aceitar a profissão de fé “Não há mais Deus que Alá e Maomé é o enviado de Alá”
2- Salat: Realizar as orações diárias a Deus voltado para a cidade de Meca.
3 – Zakat: Fazer obras de caridade e a esmola.
4- Swan: Durante todo o mês do Ramadã (9º mês do calendário islâmico) todo muçulmano deve praticar o jejum ao longo do dia, só podendo se alimentar quando o sol não estiver mais no céu.
5- Hajj: Peregrinar à Meca, ao menos uma vez na vida, desde que o muçulmano disponha de meios para fazê-lo e saúde.
.
Correntes do Islã
O Islã é dividido e possui duas grandes correntes, Sunitas e Xiitas, que nem sempre se entenderam. Sempre existiram divergências entre os dois grupos, como ocorre hoje no Iraque. Existe, por exemplo, grande rivalidade entre Arábia Saudita, de maioria sunita, e Irã, de maioria Xiita.
Se quiser entender mais sobre as diferenças entre os dois grupos, acesse um texto no site História do Mundo.
.
Numericamente, os sunitas hoje representam mais de noventa por cento da população muçulmana espalhada pelo mundo.
Petróleo
Entre as 6 maiores reservas de petróleo do mundo, 5 estão países estão em países muçulmanos. Alguns de maioria sunita outros xiita. Como já escrevemos em nosso 2º texto, qualquer desentendimento ou disputa entre eles é bastante perigoso para a economia mundial, dependendo do óleo negro.
.
Preconceito equivocado
Após os atentados em Nova Iorque, no dia 11 de setembro de 2001, e com o avanço do Estado Islâmico, muitas pessoas passaram a associar a religião Muçulmana ao terrorismo. Esse pensamento é um grande equívoco e preconceito. Como professor, aprendi a nunca generalizar nenhuma situação.
Para a maioria esmagadora dos seguidores, a religião muçulmana é de paz, tolerância e focada na família.
Infelizmente, existe uma minoria radical sim, porém, isso também ocorre em outras religiões. Seria o mesmo que associar a Igreja Católica a atrocidades, simplesmente por erros cometidos no passado como a Caça as bruxas e as Cruzadas.
Domingo teremos o texto final sobre religião com o fantástico hinduísmo dentre outras religiões.
Espero ter aumentado o conhecimento de todos os leitores. Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho!
Publicado em 03.06.2015
Aqui é a Camila parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.
Obrigado Camila, depois segue no Instagram, lá posto diariamente.