Em sala de aula, um dos assuntos que mais chamam a atenção é o ano Bissexto. Todos sabem o que é, fácil, a cada ciclo de 4 anos, temos um ano com 366 dias, um a mais que o normal. Esse dia, é o 29 de fevereiro. Porém, como vocês poderão ler mais a frente, a explicação não é tão simples assim.
A Origem
A questão do Ano Bissexto está relacionada ao tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol. Para percorrer esse circuito nosso planeta leva algo em torno de 365 dias e 6 horas.
Os povos que comemoram o ano novo pelo Calendário Gregoriano, como nós, o fazem seis horas antes da Terra realmente completar o percurso. Assim sendo, a cada 4 anos, no acumulado (6 horas x 4 = 24 horas), sem o ano bissexto estaríamos comemorando o réveillon 1 dia antes.
.
Para ajustar essa diferença, no quarto ano é adicionado mais um dia ao calendário. Se isso não fosse feito, o inicio das estações do ano e outros eventos relacionados com a rotação, translação e posicionamento do nosso planeta no Sistema Solar, iriam se modificar indefinidamente, perdendo a relação com nossos meses do calendário adotado.
Com a adoção do Ano Bissexto, sabemos que, por exemplo, o Verão começa por volta do dia 21 de dezembro, e assim sempre será, pois a Terra estará, no espaço, no lugar correto neste momento. Isso é muito importante, por exemplo, para a agricultura, que precisa saber o dia exato para plantar ou colher.
Nome
A explicação é um tanto quanto complexa. Antes de Júlio César, o calendário romano tinha somente 304 dias, algo completamente fora da realidade espacial da Terra. Uma nova forma de contagem foi exigida pelo imperador, que ficou conhecida como o Calendário Juliano.
.
Um astrônomo da Alexandria, de nome Sosígenes, foi o mentor técnico do imperador, sugerindo o acréscimo de mais dois meses ao ano (um com 28 dias e um com 29), além de um dia extra de 3 em 3 anos, para a regular o movimento da Terra com o calendário. O mês escolhido foi o último do ano, fevereiro, já que naquele momento o ano se iniciava em março.
Mais a frente perceberam o erro e mudaram a alternância para 4 em 4 anos. Em relação ao dia escolhido existem algumas versões. Todos imaginavam que o dia escolhido seria o último (29), como é hoje. Mas, o escolhido foi o dia 24, que se repetiria. Reza a lenda que essa escolha foi para agradar Júlio César, por algum motivo ainda nebuloso.
O primeiro dia do mês era conhecido como Calendas¹, e os últimos dias do mês anterior eram conhecidos por uma contagem decrescente em relação a ele. Portanto, dia 24 de fevereiro era conhecido como 6 dias para as calendas de março. Sendo assim, no ano em que ele se duplicava, tínhamos dois dias 6, ou seja “bis sexto”, que virou bissexto.
.
O Calendário Juliano vigorou até o século XVI, ainda com defasagens de dias em relação a nossa translação. Por isso, foi substituído pelo Gregoriano, usado até hoje nos países ocidentais.
Detalhe Final
Agora que você aprendeu o que é o ano bissexto, existe uma informação adicional, que dificilmente é veiculada. O tempo exato de translação não são 6 horas, e sim, 5 horas e 48 minutos. Como a cada 4 anos adicionamos 24 horas (4 x 6 horas), na verdade, a correção ultrapassa o tempo ideal.
Em 1 século, o excesso atinge 0,78 dia, ou seja, aproximadamente 3/4 de dia. Ao final de cada 400 anos haveria, então, uma diferença de aproximadamente 3 dias.
Em 400 anos, temos 100 anos bissextos, quando deveríamos ter somente 97. A correção desta nova anomalia é a seguinte, anos múltiplos de 100 deixam de ser bissextos, com exceção de múltiplos de 400.
Fazendo isso, eliminamos 3 anos bissextos em um universo de 400 anos. Os anos 2.100, 2.200 e 2.300 não serão bissextos, mesmo sendo múltiplos de 4, enquanto 2.400 será normalmente.
Confuso, mas nem tanto.
Aniversário de 4 em 4 anos ?
Quem nasce no dia 29 de fevereiro, faz aniversário de 4 em 4 anos?
.
Segundo reportagem do site Terra: “Antigamente, alguns sistemas não aceitavam registros com o dia 29 de fevereiro. Para não ter problema na confecção de documentos como a cédula de identidade, algumas crianças nascidas nessa data costumavam ser registradas em 28 de fevereiro ou em 1º de março.
No entanto, a diretora da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), Raquel Cunha, afirma que a medida não é mais necessária.
– “Nos anos atuais, não temos tido nenhum problema. Todos os computadores estão adaptados”.
Ela ainda ressalta que, no Brasil, não há nenhum tipo de legislação que preveja a prorrogação ou antecipação do registro de nascimento. “As pessoas podem ser registradas no dia 29 de fevereiro, não há nenhum empecilho”, assegura.
Bissextos de 2000 a 2030
2000 2004 2008 2012 2016 2020 2024 2028
Espero ter aumentado seu conhecimento. Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Siga Professor Clebinho no Instagram! Abraços!
1. Calendas: A partir desse nome surgiu a palavra calendário.
Publicado em 06.02.2015
Revisado em 07.05.2019
Muito bom ! Aprendi várias coisas muito interessantes, mas eu acho, que o senhor poderia fazer um texto falando sobre o Arquimedes e sua teoria
Ótima ideia. Vamos pensar esse assunto. Obrigado pela visita ao blog!
Vlw professor
Ajudou pra caramba
Valeu, o blog é para isso mesmo!