Em nosso texto 62, observamos que somente 2,5 % da água do planeta é doce. Desse total, a situação assusta ainda mais, já que somente 0,3% está presente em rios e lagos. Isso torna a água que precisamos, de fácil coleta e simples tratamento, muito rara. Quando adicionamos a esse problema os cursos d’água poluídos, sobra muito pouco para nós.
Durante toda a história humana os rios se destacaram. São locais margeados por grandes cidades, fornecem água, energia, irrigação, transporte, peixes entre tantas outras coisas para nós. Em homenagem a eles, tão maltratados, escolhemos 6 itens para conhecermos melhor esses importantes personagens naturais. São clássicos com tremenda importância histórica e atual.
1. Reno e Ruhr
O Reno é um dos principais rios da Europa, tendo sido por séculos um dos limites do Império Romano. Possui 1.233 km de comprimento, nascendo na Suíça, atravessando e criando as divisas de vários países (Áustria, Liechtenstein, Alemanha, França e Holanda).
.
O Vale do rio Ruhr, um dos tributários do Reno, é o mais povoado da Europa, com 11 cidades conurbadas, totalizando cerca de 5 milhões de habitantes. É a região mais industrializada da Alemanha e de todo o continente.
O interessante é que os dois rios, somados a uma série incrível de canais artificiais, formam uma enorme hidrovia que transporta cerca de 60% de toda carga fluvial da Alemanha. Ao todo, país possui incríveis 7,5 mil km de uma intrincada malha navegável.
.
Trefegam por esses rios barcos transportando carvão mineral, petróleo, cereais, aço, ferro, madeiras e outras matérias-primas. Após a fronteira holandesa, próximo a Nijmegen, o rio divide-se em braços que recebem os nomes de Rijn, Lek e Waal, já mencionado anteriormente. O porto marítimo de Roterdã, por se encontrar próximo à foz, é um dos mais movimentados do mundo, promovendo as trocas comerciais entre o continente e o restante do planeta.
.
2. Tigre e Eufrates
A dupla formava a antiga região chamada Mesopotâmia, onde hoje estão localizados Iraque, Kuwait e Síria. Esse local foi o berço da civilização, abrigando impérios importantes como os sumérios, acadianos, babilônios e assírios. O termo significa “terra entre rios” e é um dos poucos locais com água nas proximidades. Junto ao Nilo, rio egípcio, formam o famoso crescente fértil.
.
O Tigre é o mais oriental, nasce na Turquia e desce em direção ao Golfo Pérsico. Possui 1.900 km de extensão e ao se unir com o Eufrates cria o rio Shatt al-Arab, que faz a divisa Irã-Iraque. A capital de Bagdá é atravessada pelo Tigre, assim como famosas cidades da antiguidade, como Nínive.
A cidade natal de Saladino e também Saddam Hussein, Tikrit, também é banhada pelo Rio Tigre, copiando o seu nome.
.
O Eufrates é o rio mais ocidental. Também nasce na Anatólia, Turquia, atravessa a Síria e chega no Iraque. Possui 2.780 km de extensão e uma bacia hidrográfica de 500.000 km². Em 2015, grande parte das suas margens estavam sob domínio do famigerado Estado Islâmico. Entre as cidades aterrorizadas estavam Ar-Raqqah, capital do califado.
.
Fallujah, possivelmente a cidade mais complicada para os norte-americanos durante a ocupação do Iraque, também fica às margens do Eufrates. Não é fácil não.
3. Mississipi
Esse é o maior rio do país que é a maior potência econômica do mundo, além de maior produtor agrícola. Ele, e seus afluente,s são tão importantes que denominam estados norte-americanos (Mississipi, Missouri, Arkansas, Ohio, Illinois, Tennessee). Sua enorme bacia hidrográfica, 3º maior do mundo, abrange 3.328.000 km².
.
Somado ao Missouri, seu maior afluente, chega a 5.971 km de extensão, o 4º maior curso de água do mundo. Drena cerca 40% de todo território dos EUA, sendo fundamental para a agropecuária do país. Nesse quesito, o rio tem uma íntima ligação econômica com a nação, sendo uma das principais hidrovias do mundo, já que corta os EUA de Norte ao Sul, enquanto seus afluentes fazem o percurso Leste-Oeste.
Entre as mercadorias escoadas por suas águas estão o petróleo, prospectado no Golfo do México, carvão, ferro, aço e os cereais (trigo, soja, milho, …) das fazendas do Meio-Oeste.
.
Próximo Texto
Em nosso próximo post continuaremos o assunto, trazendo os famosos rios Nilo, Yangtzé e Prata.
Siga o Professor Clebinho nas redes sociais, clique nos links: Facebook Instagram Linkedin Youtube
Preparação para o Enem: Ligue (31) 99951-3797 e marque sua aula na Sala Lannes Belo Horizonte.
Publicado em 13.09.2019