Conforme prometido no ultimo texto, apresentarei ilustrações que fixam a ideia da proporção do nosso Sol em relação a outras estrelas, já observadas pelos astrônomos.
Apresentaremos imagens com escala comparativa crescente para dar a verdadeira dimensão de onde vivemos e do que significa falar que o Universo é tudo.
Nosso Sol
O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Tudo que gira ao seu redor, como os planetas de nosso Sistema, planetas anões, asteroides, cometas e poeira. Nosso astro representa 99,86% da massa do Sistema Solar. Ao compararmos com nossa Terra, como em nosso post anterior, possui uma massa 332.900 vezes maior.
A sua superfície está a 5.000 ºC, a mesma temperatura do núcleo da Terra. Já a sua porção mais interna encontra-se a incríveis 15.000.000 ºC.
Nosso planeta está localizado a cerca de 150 milhões de Km do Sol. Nossa distância varia de acordo com os meses do ano. O mínimo é 147,1 milhões de Km no Periélio. O momento em que estamos mais longe, Afélio, ficamos a 152,1 milhões de Km.
Com todos esses quilômetros, a luz demora 8 minutos e Em relação ao Sistema Solar, nosso Sol é gigantesco, mas existem estrelas muito maiores que ele. Arcturo, é um exemplo, uma estrela descomunal, como na imagem a seguir.
.
É necessário a divisão da exibição de imagens destas proporções para que seja possível a comparação. Se na imagem anterior, a Terra é invisível em escala, imaginem agora, em que colocamos nosso descomunal Arcturus em comparação a Antares . Nosso Sol nem pode ser representado na escala.
Realmente, Antares é grande, mas pequena em relação à maior estrela conhecida pelos seres humanos, a maioral VY Canis Majoris, algo surreal para nossa mente, que pode ser dimensionado na imagem a seguir:
.
Existe uma enorme discussão científica em relação aos tamanhos dessas estrelas encontradas. Alguns sites dizem que Canis Majores seria menor que o tamanho revelado, assim como já teriam descoberto outras maiores, como UY Scuti.
São discussões que ficam em segundo plano, levando-se em consideração a margem de erro nos cálculos que pode ser enorme para cada minúsculo pedaço observado. O que importa é saber os descomunais tamanhos existentes no Universo.
.
Espero ter impressionado vocês, e mostrado como somos pequenos no Universo, um grão de areia no deserto.
Faça o bem as pessoas, apesar de pequenino, você pode ser um Universo para alguém.
Espero ter aumentado seu conhecimento. Curtam nossa página no Facebook e compartilhem nosso texto! Abraço do Clebinho!
Publicado em 14.02.2015
Revisado 16.02.2018
Muito Legal Clebinho! Um dos melhores se não o melhor professor da Cotemig, na minha opinião
Obrigado meu jovem, trabalhamos muito para isso. Grande abraço e continue acompanhando nosso blog.
Clebinho , o melhor professor do Cotemig , sempre me salvando nós deveres
Obrigado, continue acessando nosso blog!
Professor, do lugar de simples observadora, muito interessada pelo assuntos que o senhor estuda, ensina e publica, quero demonstrar meu encantamento proveniente do seu encantamento pela matéria.
Um jeito gostoso e proficiente de ensinar.
Meus parabéns e obrigada.
Lygia Carneiro.
Que bom ler isso Lygia. Continue acompanhando nosso Blog. Siga Professor Clebinho no Instagram e Youtube,muito conteúdo bacana por lá também.