Em nosso último texto abordamos a guerra que dividiu um país em dois, separando parentes e amigos.
.
Coreia do Sul
Uma nação se tornou a Coreia do Sul, país capitalista e tremendamente desenvolvido. É a 13º maior economia do mundo e considerado o único país a superar o subdesenvolvimento, se tornando desenvolvido.
.
Possui uma área de quase 100 mil Km² e uma população de 48 milhões de habitantes. Seu PIB per capta é incrível, girando em torno de US$ 35 mil por pessoa e o IDH é 0,898, o 17° maior do mundo, considerado muito elevado. Um sucesso!
Dito isso, nosso tema central de hoje não é a Coreia do Sul, mas a sua insólita vizinha socialista.
Veja abaixo a diferença entre o desenvolvimento da China (a esquerda) e da Coreia do Sul (a direita) em relação a Coreia do Norte (centro). Crises de abastecimento de energia elétrica assolam o país.
.
Coreia do Norte
É um país socialista, com 23 milhões de habitantes, que se julga autossuficiente, apesar de sabermos que não é. Esse pensamento incutido em sua sociedade é um dos motivos de seu isolamento do mundo.
Se organizou como uma ditadura hereditária, como se fosse uma monarquia, onde o poder passa de pai para filho.
.
Uma das bases ideológicas do país é o culto ao líder, considerado uma divindade. Circulam rumores entre a população local que ele sequer vai ao banheiro, pois sua alimentação é totalmente transformada em energia.
A Revista Veja fez uma reportagem sobre este assunto, desmentindo a falácia que o líder não utiliza o toalete, confiram.
Tudo começou com Kim Il-sung, fundador e primeiro presidente do país. Praticamente todas as músicas ou expressões artísticas do país tem como objetivo glorificar o grande líder.
O estádio da capital Pyongyang, assim como a universidade, praças e locais públicos levam o nome de Kim. Já surgiram rumores entre os norte coreanos que o grande líder teria, inclusive, criado o universo e teria poderes de controlar o tempo.
.
Em 1994 Kim Il Sung morreu, sendo sucedido pelo filho Kim Jong-il, dando amplo seguimento ao governo do pai, nos mesmo moldes. Em 2011, Jong-Il faleceu, abrindo espaço para que seu filho mais novo, Kim Jong-un, chegasse ao poder, mantendo intacto o culto a própria personalidade.
.
Uma das últimas peripécias do líder norte coreano foi obrigar a população a cortar o cabelo como o dele, notícia veiculada pelo Jornal Nacional, confira.
Relações exteriores
No passado, o país mantinha ligações com outras nações socialistas. Com o fim destes regimes, a Coreia do Norte foi ficando cada vez mais isolada. Atualmente, o único país com que os norte coreanos possuem algum diálogo é com a China, parceira desde a Guerra da Coreia.
Ainda assim, desde o início do programa nuclear norte coreano, até mesmo as relações com os chineses estão abaladas. Veja esta relação paranoica e recheada de desconfianças entre os dois países no site Epoch Times.
Esses motivos levaram os especialistas a taxarem, de forma quase unanime, o país como o mais isolado do planeta.
Forças armadas
O pobre país é um fenômeno militar. Gasta quase um quarto do PIB nas forças armadas, que contam com o incrível número de 1,21 milhões de soldados, 5º maior contingente do mundo. Cerca de 20% dos homens em idade produtiva são militares. A nação possui um soldado para cada 25 habitantes, a maior proporção do mundo.
.
Obviamente, a fraca economia e os parcos recursos do país deixam suas forças armadas bem aquém das maiores potências do planeta. O problema atual é o investimento na maior arma já desenvolvida pelos seres humanos:
Programa nuclear
Em 2002 os EUA anunciaram que a Coreia do Norte possuía um programa nuclear secreto. Imediatamente as vendas de petróleo ao país foram suspensas pela comunidade internacional.
Em 2003 o país se retirou do Tratado de Não Proliferação Nuclear e a ONU aprovou várias sanções econômicas contra os norte coreanos.
Em fevereiro de 2005 o suspense terminou, e da pior forma, Pyongyang anunciou ter desenvolvido armas nucleares para autodefesa. Desde então, EUA e outras potências tentam negociar com a Coreia do Norte a paralisação de sua ambição atômica, sem sucesso.
Vários artefatos nucleares e mísseis balísticos vem sendo constantemente testados pelos norte coreanos. Quanto mais sanções são aprovadas pela ONU, mais testes são feitos.
.
Em janeiro de 2016 a rede estatal norte coreana anunciou um teste bem-sucedido com a poderosa bomba-H, muito mais poderosa que a bomba atômica. Especialistas duvidam do feito norte coreano. Veja a reportagem no site G1.
Em fevereiro, nova surpresa, o lançamento de um foguete que, segundo os EUA, poderia atravessar o pacífico e atingir território norte americano.
Após o ocorrido, um submarino nuclear dos Estados Unidos foi enviado para a Coreia do Sul, aumentando a tensão na região. Veja no site G1.
Realmente, um armamento desse porte nas mãos de um presidente lunático, como parece ser o atual líder norte coreano, desperta pavor em todo o planeta.
Espero ter aumentado seu conhecimento. Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho!
Nota: Em 2014 foi lançado uma sátira hollywoodiana que deixou o líder da Coreia do Norte absolutamente possesso. O nome do filme é “A entrevista”, estrelado por James Franco. Confiram!
Publicado em 24.02.2016