Em nosso dois últimos textos, observamos o início e desenrolar da 1º Guerra Mundial.
.
Constatamos que a guerra estava tremendamente equilibrada, até a entrada de uma ainda promissora potência:
Os EUA entram e decidem o conflito
A princípio, os norte-americanos eram neutros na guerra europeia. O problema é que ao longo do conflito, vendo uma possibilidade de aumentar as vendas de seus produtos para o exterior, indústrias americanas fabricaram e enviaram, para ser pago posteriormente, muitos suprimentos a ingleses e franceses.
Vendo a possibilidade de vitória alemã, já que a Rússia titubeava (logo depois entrou em colapso), os yankees tiveram que intervir para evitar um possível calote, caso França e Inglaterra saíssem perdedoras. Os grandes monopólios dos EUA começaram a patrocinar campanhas na imprensa a favor da entrada do país na guerra para garantir seus interesses.
.
O ataque a navios mercantes no Atlântico acirrou ainda mais a tensão. Um dos ataques mais famosos produzidos pelos submarinos alemães foi o afundamento do transatlântico Lusitânia, navio que guardava semelhanças com o Titanic. Neste ataque ao navio inglês, 128 norte-americanos morreram.
O site Tok de História fez uma reportagem completa sobre os 100 anos do naufrágio do Lusitânia, confiram.
.
Em 6 de abril de 1917, após novos ataques, os EUA declararam guerra a Alemanha, mobilizando soldados, tanques, navios e aviões para o combate.
Fim da guerra
A chegada de 4 milhões de soldados norte-americanos totalmente descansados foi decisiva para o conflito. Esgotados, depois de quase 4 anos de duras batalhas, fome e frio, os alemães sucumbiram.
.
Veja no site youtube um interessante vídeo que mostra o desenrolar da 1° Guerra Mundial em um mapa.
Consequências
As sequelas do conflito foram enormes, as maiores já observadas na Europa até então. A Rússia se transformou um país socialista, que depois formou a poderosa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
O Império Austro-Húngaro foi retalhado em vários pedaços que, atualmente, fazem parte de 14 países diferentes.
.
O Império Otomano, rival da Sérvia, resolveu entrar na 1º Guerra ao lado da Alemanha. Derrotado, também foi dissolvido. A maior parte de seu território foi ocupado pelas potências vencedoras do conflito e o que restou se organizou no país chamado de Turquia.
Vejam os incríveis números da 1º Guerra Mundial no site do EM. O site History Channel também fez um infográfico sobre o conflito, confiram!
.
O acordo de paz, assinado pela Alemanha, ficou conhecido como Versalhes e provavelmente foi a maior consequência do conflito, já que, mais tarde, foi a plataforma inicial do ódio propagado pelo nazismo.
Tratado de Versalhes
O acordo foi assinado após várias conferências, ocorridas no Palácio de Versalhes, na França. O texto final foi assinado no dia 28 de junho de 1919 e a Alemanha foi considerada a grande culpada pela guerra, sendo obrigada a concordar com todos os seus itens.
.
As punições eram severas, entre as quais destacamos:
- O pagamento, como indenização de guerra, aos países vencedores, principalmente França e Inglaterra. A quantia era de 269 bilhões de marcos;
- O reconhecimento da independência da Áustria, sua antiga aliada. Ou pelo menos do que sobrou dela;
- A perda de duas cidades, Malmedy e Eupen, que gora passariam para a Bélgica;
- Devolução à Polônia das províncias de Posen e Prússia Ocidental;
- Devolução dos territórios da Alsácia-Lorena à França, regiões muito ricas em recursos;
- A região do Sarre seria controlada por 15 anos pela recém criada Ligas Das Nações¹;
- A perda da região da Sonderjutlândia, que iria para a Dinamarca
.
Em termos militares o acordo também previa:
- A redução de seu exército para, no máximo, cem mil soldados;
- A proibição da fabricação de tanques e armamentos pesados;
- A proibição de ter aeronáutica;
- A redução da marinha alemã para 15 mil marinheiros, seis navios de guerra e seis cruzadores.
Emerge então, desse tratado, uma nova e combalida Alemanha, conhecida historicamente como a República de Weimar, referência ao nome da cidade onde foi assinada a nova constituição do país.
Os sentimentos de revolta, desânimo e desespero foram as marcas deste novo país, endividado e diminuído pelas potências rivais.
Próximo texto
Uma ideologia crescente na Europa soube muito bem explorar este momento, surgindo como a grande esperança de renascimento alemão, tema de nosso próximo texto, imperdível.
Espero ter aumentado seu conhecimento. Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho
1 – Ligas Das Nações: era o nome de uma organização internacional, criada em 1919, que tinha como objetivo reunir todas as nações da Terra e, através da mediação e arbitragem entre as mesmas, manter a paz e a ordem no mundo inteiro. Foi substituída pela ONU.
2 – Participação do Brasil na 1º Guera: Nosso país declarou guerra aos países da Tríplice Aliança em 1 de junho de1917. Porém, o Brasil não enviou soldados para os campos de batalha na Europa e sim medicamentos e equipes de assistência médica a Tríplice Entente.
Publicado em 16.03.2016
GRATO.