Todos os biomas* do Brasil já foram ou estão sendo duramente desfigurados pelos brasileiros ou por pessoas representando outros interesses. Nenhum deles, entretanto, sofreu tanto quanto a Mata Atlântica. Uma floresta a beira da extinção.
.
.
A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical que abrangia quase toda a costa leste do litoral Brasileiro. Estendia-se, em grande quantidade, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Originalmente cobria 1,3 milhão de quilômetros quadrados, cerca de 15% do território nacional. Estava distribuída por 17 estados brasileiros. Pelo fato de estar localizada sempre próxima ao litoral, de frente para o Oceano Atlântico, seu nome não poderia ser melhor.
.
Segundo pesquisadores, os seres humanos vivem na região da floresta desde 10 mil anos atrás. Porém, a partir de 1500, com a colonização europeia, as coisas fugiram do controle. A floresta foi agredida por vários ciclos econômicos ao longo dos últimos séculos.
Desmatamento e Ciclos Econômicos
Logo na largada, ainda no século XVI, a extração de Pau-Brasil foi a primeira agressão. Entre meados do século XVI ao XVII veio o ciclo do açúcar no Nordeste, a mata foi ao chão para dar lugar a plantações de Cana-de-açúcar.
.
No final do século XVII e primeira metade do XVIII, o Brasil viveu o Ciclo do Ouro, novas regiões foram povoadas e o desmatamento continuou:
.
Na sequência, no século XIX, veio o café, na região Sudeste, e mais uma vez a floresta foi trocada por plantações. Durante o século XX, quem pressionou a floresta foi o próprio aumento populacional do Brasil. Atualmente, cerca de 72% da população brasileira vive na área de influencia da Mata Atlântica. São mais de 145 milhões de habitantes em 3.429 municípios, que correspondem a 61% dos existentes no Brasil.
A Extinção
Atualmente, segundo algumas estimativas e análises de estudiosos, restam 8,5 % de remanescentes florestais, acima de 100 hectares, do que existia originalmente. Somando esse total a todos os fragmentos de floresta nativa, temos atualmente 12,5% do que foi a floresta encontrada por Cabral em 1500:
Fauna
O Brasil possui 633 espécies de animais que estão sob risco de extinção e, deste número, 383 tem a Mata Atlântica como seu habitat. Alguns deles são espécies endêmicas, ou seja, só encontradas naquele local. Um desses animais, o Mico-Leão-Dourado, é um dos melhores exemplos, tem “batido na trave” da extinção.
Na década de 1980, só existiam 200 desses animais livres na floresta. Após o susto, e com trabalho intenso de ecologistas, hoje são mais de 3200. Incrível como o mesmo ser humano que destrói, também tem capacidade de reconstruir. Nossa atual nota de 20 reais homenageia esta espécie guerreira, vítima de uma sociedade impiedosa.
Flora
Em relação a vegetação, mesmo com a devastação tresloucada da mata, ainda resistem 20 mil espécies diferentes, das quais, 8 mil endêmicas. Só para você ter uma ideia da riqueza, em todo o território europeu são contabilizadas somente 12.500 espécies.
.
Não podemos esquecer que, da Mata Atlântica, fluem milhares de nascentes e cursos d’água que abastecem as maiores cidades do Brasil. Além de controlar o clima, ser fonte de alimentos e plantas medicinais e entreter a população através do lazer, ecoturismo e excursões.
Se quisermos uma qualidade de vida melhor, precisamos salvar a Mata Atlântica da extinção.
Todos que se interessarem pela defesa e recuperação da Mata Atlântica terão no site SOS MATA ATLÂNTICA um espaço privilegiado de participação. Neste momento, nosso estado, Minas Gerais, junto com o Piauí, são os maiores destruidores do que restou da Mata. Vamos reverter esta situação?
Espero ter aumentado o conhecimento de todos os leitores. Curtam nossa página no Facebook e compartilhem nosso texto! Abraço do Clebinho!
Publicado em 18.03.2015
* Bioma substantivo masculino (ECO)
1. grande comunidade geograficamente definida, estável e desenvolvida, adaptada às condições ecológicas de uma certa região, e geralmente caracterizada por um tipo principal de vegetação, como, por exemplo: a Floresta Temperada; Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado.
2. clímax de uma determinada região; biocoro.
Muito bom o texto, o blog está espetacular !
Muito interessantes, ao mesmo tempo fico impressionada com a devastação promovida pelos humanos !