O tema que iremos abordar nos próximos textos é um dos mais importantes para os alunos que pretendem fazer a prova do ENEM, além de sanar as curiosidades de muitos leitores.
Bacia Hidrográfica
O primeiro passo é entender o que significa este termo, tão amplamente difundido. Bacia hidrográfica é toda área drenada por um rio principal e seus afluentes. Em uma linguagem mais popular, é a região que capta água para um determinado rio.
Exemplificando, se toda chuva que cair em um país, escorrer para o rio X, significa que toda aquela área capta água para aquele rio. Todo o país, então, faz parte da bacia hidrográfica do rio X.
Bacias hidrográficas brasileiras
O mapa a seguir delimita as maiores bacias hidrográficas de nosso país a partir de uma numeração aleatória:
As bacias 3, 5, 7, 9 e 12 não são bacias hidrográficas de um único rio. Na verdade, são inúmeras pequenas bacias que foram agrupadas para facilitar o estudo. Como são rios que nascem relativamente próximos ao Oceano Atlântico, não possuem extensão necessária para receberem afluentes ao ponto de criarem grandes bacias em termos de área.
Nosso post de hoje aborda essas pequenas bacias próximas ao litoral:
3 – Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental
Essa bacia abrange basicamente as terras do Estado do Maranhão e um pedaço do Pará. Possui 254.100 Km². Os principais rios que formam este conjunto são Mearim, Itapecuru e Turiaçu.
.
5 – Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental
Esta bacia compreende áreas de vários Estados do Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. No total, são 287.348 Km², unindo principalmente as bacias dos rios Beberibe e Capibaribe, que cortam a cidade de Recife.
7 – Bacia Hidrográfica Atlântico Leste
Entre as 5 Bacias do Atlântico, esta é a maior, delimitando 374.677 Km². Estão incluídos nesta bacia regiões dos estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Os rios Jequitinhonha e o Pardo são os destaques.
.
.
9 – Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste
Esse conjunto de bacias está em voga no momento. Nele, está contido o Rio Doce, o mais atingido pelo acidente na barragem em Mariana em Minas Gerais. Com 229.972 Km². Abrange outros rios, como o importante Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de água de boa parte das populações do Rio e São Paulo. Espírito Santo e o Paraná também possuem áreas inseridas neste conjunto.
Cerca de 25 milhões de brasileiros vivem neste conjunto de bacias. Desmatamentos e a consequente erosão dos solos, exploração mineral, garimpos, extração de areia e argila tem ocasionado graves problemas de degradação da qualidade da água, assoreamento e enchentes nestes cursos d’água. Outro grave problema é a poluição gerada pelos esgotos domésticos lançados nos rios.
.
12 – Bacia Hidrográfica Atlântico Sul
Entre todas as Bacias do Atlântico, essa é a mais meridional. São 185.856 Km² de área, com destaque para o rio Guaíba, importante para a cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Os litorais de Santa Catarina e Paraná completam o grupo.
Na verdade, o rio Guaíba é um encontro de vários rios. É uma estuário (foz), alimentado pelos rios Jacuí (84,6%), Sinos(7,5%), Caí (5,2%) e Gravataí(2,7%), além de alguns arroios situados às suas margens.
.
Todos os mapinhas de localização, à esquerda dos textos, foram retirados do site Escola Kids.
_______________________________________________________________________
A Partir de agora, todas as bacias abordadas se referem a um único rio e seus afluentes.
4 – Bacia do rio Parnaíba
Com uma área 333.056 km², drena grande parte do estado do Piauí (99%) , além de pedaços do Maranhão, Ceará e Bahia. A piscicultura é a principal atividade econômica desenvolvida nos 1.400 Km de extensão do Parnaíba.
É o único rio do Brasil que possui foz em formato de delta, ou seja, com inúmeros canais. Isso gera um grande fluxo turístico com dunas, restingas, mangues, lagoas e praias. Confiram em reportagem do site G1.
.
Próximo texto
Nosso próximo post está fantástico. Iremos abordar as duas maiores bacias hidrográficas da América do Sul. Vamos conhecer melhor as bacias dos rios da Prata (formada pelos rios Paraguai, Paraná e Uruguai) e o gigante Amazonas.
Espero ter aumentado seu conhecimento. Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho!
Publicado em 07.09.2016