Em nossos dois últimos textos abordamos os biomas brasileiros. A partir deste post, iremos ampliar nosso estudo para âmbito mundial.
Em uma abordagem mais aprofundada, existem dezenas de biomas espalhados pelo planeta. Como exemplo, confiram o mapa abaixo:
.
Como nosso blog não tem como objetivo se aprofundar em determinados temas, possuímos uma política mais diversificada e generalista, usamos uma classificação mais simples e direta, que reduz os biomas mundiais a 7 grandes grupos:
.
Já passaram por nosso blog, em textos anteriores sobre o Brasil, as florestas tropicais (Amazônia e Mata Atlântica, savanas (Cerrado) e pradarias (Campos Sulinos).
Vamos, então, focar nossas atenções nos biomas ainda não trabalhados por nós e distantes da realidade de nosso país:
Tundra
É um bioma localizado especialmente no hemisfério norte, bem próximo do Ártico. Especificamente no Alasca, Canadá, países escandinavos e Rússia. É o bioma encontrado em maior latitude.
.
É uma vegetação temporária, já que na maior parte do ano o solo conhecido como permafrost¹ está encoberto pelo gelo. Com temperaturas que orbitam -30° no inverno é difícil alguma forma de vida vegetal sobreviver.
.
No verão, um sopro de vida acontece. As temperaturas médias ficam acima de 0° durante dois a três meses. Com isso, a porção superficial do permafrost se descongela, formando um charco. Esse fato, concomitante a 24 horas de luminosidade, fenômeno que ocorre no polo durante os verões, faz ocorrer um intenso crescimento vegetal.
A tundra é formada por espécies de musgos e líquens. Por ser uma vegetação temporária, não possui árvores ou plantas de porte maior. No máximo alguns arbustos.
.
Este bioma serve de alimento para vários herbívoros, que por sua vez, alimentam os carnívoros, entre eles os ursos polares e lobos. Renas, raposas, patos, gansos, lemingues, mergulhões, entre tantos outros, são espécies que migram para a região da tundra no verão, retornando para latitudes mais baixas quando tudo se congela novamente.
Tudo isso explica a importância da Tundra para a cadeia alimentar.
Existe também a tundra alpina. Basicamente ela possui as mesmas características da ártica. A diferença é que, neste caso, o frio é causado pela altitude e não pela latitude.
.
Taiga
Este bioma também é conhecido como Floresta Boreal, já que só está presente, de forma maciça, no hemisfério norte. Outra denominação muito comum é Floresta de Coníferas, já que basicamente é formada por plantas dessa espécie.
.
O nome coníferas foi criado pelo formato em cone da copa das árvores. São plantas aciculifoliadas, ou seja, possuem folhas em formato de agulhas. Tudo isso são adaptações para que as árvores não acumulem neve, e possam resistir aos invernos rigorosos e reter mais umidade. As principais espécies são o pinheiro, cipreste e o abeto.
.
Em termos geográficos está localizada nas latitudes logo abaixo da tundra. Uma região de clima subártico, onde a temperatura geralmente permanece acima de 0° por seis meses, e abaixo pela outra metade do ano. Isso torna a floresta bastante homogênea, já que poucas espécies estão aptas a se proliferar neste clima inóspito.
.
Sua fauna é mais diversificada que a flora, apresentando espécies interessantes, como ursos, alces, renas, lobos, linces, raposas, esquilos, coelhos, lebres e tigres. Em termos de espécies aquáticas, o grande destaque deste bioma é o salmão, tão apreciado no Brasil.
.
Apesar do tamanho, este bioma vendo sendo reduzido drasticamente, principalmente pela indústria da celulose, na fabricação de papel. Este ramo industrial é um dos mais importantes para o Canadá, representando 10% das exportações do país.
Curiosidade
Muitas pessoas acreditam que a Amazônia é a maior floresta do mundo, mas estão enganados. Ela é a maior floresta tropical do planeta, mas, em termos gerais, a maior é a Taiga Siberiana.
Aprimore seu conhecimento, veja um interessante vídeo sobre a Tundra e Taiga, disponibilizado no site youtube.
Espero ter aumentado seu conhecimento. Curta nossa página no Facebook e compartilhe nosso texto! Abraço do Clebinho!
1 – Permafrost: também chamado de pergelissolo no Brasil, é o tipo de solo encontrado na região do Ártico. É constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados (do inglês permanent = permanente e frost = congelado)
Publicado em 26.10.2016
Uau! Nunca imaginei que a Tumdra e a Taiga fossem este espetáculo da Natureza. Parabéns Clebinho me ajudou bastante.
E são biomas que não encontramos no Brasil. Isso os torna ainda mais interessantes.